1. COMPO
  2. Guia
  3. Plantas de A a Z
  4. Plantas para vasos e varandas
  5. Loendro

Características

Loendro

compo image
compo image

Necessita

Regar:
muito
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
baixo

Período de floração

Características

Planting location:
Varanda, terraço
Altura da planta:
1,5-2,5 m
Cor da flor:
Branco, cor-de-rosa, vermelho, amarelo, cor de alperce

Correct planting

Plantar loendros

Local:

O loendro é também chamado de oleandro ou cevadilha, entre outros nomes. Esta planta de vaso de floração rica com um toque mediterrânico é ideal para a varanda, terraços e jardins interiores. Pode alegrar-se com as suas flores bonitas e coloridas durante todo o verão. Durante o verão, o loendro sente-se especialmente bem ao ar livre num local com plena luz solar. Idealmente, o local deve estar protegido do vento e da chuva, em especial para as variedades de flores recheadas.

Plantar:

As plantas jovens devem ser passadas de primavera em primavera para um vaso maior com terra fresca. Para plantas mais velhas recomenda-se mudas a cada 2 ou 3 anos.

Correct care

Cuidar de loendros

Rega:

Para a rega do loendro deve ser usada água morna. Se a água da rega for demasiado fria, as folhas podem se tornar pálidas. O loendro precisa de muita água, especialmente no verão. A planta deixa cair as folhas se a terra ficar muito seca.

Fertilização:

Para que o loendro tenha folhas bem verdes e uma floração rica, recomenda-se um fornecimento regular de nutrientes entre março e setembro. Aplique uma vez por semana um fertilizante líquido especial ou uma vez por estação do ano um fertilizante de longa duração escolhido de acordo com as necessidades elevadas do loendro.

Poda:

Aconselhamos cortar ramos demasiado longos ou com pouca folhagem no outono ou inverno. Nos ramos principais, o corte deve ser feito junto da base e nos restantes ramos, junto do início das ramificações. Aconselha-se algum cuidado ao cortar, uma vez que as flores se formam já no ano anterior.

Medidas no inverno:

Nas regiões mais frias, deve-se ter o cuidado de transferir o loendro para o interior à chegada das primeiras geadas nocturnas. O ideal é um local bem luminoso com temperaturas entre 4 e 8°C. Se não tiver um local com luz solar, também é possível manter a planta numa cave às escuras durante o inverno. Nesse caso, não deve dar fertilizante à planta de vaso durante a hibernação de inverno e mantê-la quase seca. Exceção: se o loendro passar o inverno com temperaturas acima dos 8°C, recomenda-se uma rega mais regular e boa luminosidade. A temperatura não deve no entanto exceder os 15°C.

A nossa dica

O loendro reage mal às geadas na altura da primavera. Assim, nas regiões mais frias só é aconselhável voltar a passar os vasos para o exterior a partir de maio. Não é aconselhável cortar o loendro antes do repouso de inverno, uma vez que nos rebentos já estão formados os botões de flores para o ano seguinte!

compo image
Todas as partes do loendro são extremamente tóxicas. Se por exemplo uma criança apanhar as flores e meter os dedos na boca a seguir, poderá ficar com dor de cabeça e náuseas. Recomenda-se por isso a utilização de luvas durante a poda da planta.

Partilhar