compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Plantas de jardim
  5. Cuidar do jardim
  6. Cuidar do jardim no verão quente

Cuidar do jardim no verão quente

O que pode fazer para ajudar as suas plantas na presença de calor e seca

Também tem memórias menos boas do verão extremamente quente de 2018? Se por um lado estávamos contentes com um verão cheio de calor e bom tempo, por outro lado o tempo seco e quente causou muita dor de cabeça a quem tem um jardim. Os cientistas preveem que estes períodos de seca e calor extremos possam suceder com mais frequência no futuro. Vamos dizer-lhe como pode preparar as suas plantas para condições meteorológicas extremas e reduzir o risco de possíveis danos no verão.

compo image

O melhor ponto de partida: raízes bem desenvolvidas

Mais vale prevenir do que remediar - isso é especialmente verdade no que diz respeito á jardinagem. Com apenas um par de medidas pode ajudar as suas plantas a sobreviver até períodos de seca mais prolongados. Um contexto importante, mas muitas vezes subestimado: quanto melhor a planta estiver enraizada, ou seja, quanto mais fundo as raízes chegam, melhor pode armazenar água e absorver humidade a partir do solo. Há produtos que estimulam o desenvolvimento das raízes e podem ajudar plantas jovens ou mesmo plantas já crescidas a enraizar melhor, por forma a garantir um fornecimento ideal de água e nutrientes. É preciso garantir que o solo seja rico em húmus, pois este ajuda também a armazenar mais água e durante mais tempo. Também com a escolha do substrato certo torna-se possível favorecer o crescimento saudável das plantas em períodos de seca. O nosso substrato para plantas de varanda e de vaso tem por exemplo uma capacidade especial de armazenamento da água da rega, permitindo que seja depois libertada às plantas de acordo com a necessidade. Assim, o substrato mantém-se húmido durante mais tempo, pelo que não necessita de regar com tanta frequência.

compo image

COMPO Agrosil® Estimulador de raízes

Um elevado número de raízes compridas representa uma espécie de depósito de água para a planta e impede que esta possa secar demasiado depressa.

Para o produto
compo image

Prefira plantas robustas

Uma medida de longo prazo que vai recompensar em alturas de calor e seca: adapte o seu jardim às mudanças climáticas e plante espécies que toleram melhor o calor, como por exemplo lavanda, verbena, dipladenia ou camará. As árvores de fruto são também uma boa aposta e com sol mais intenso chegam a desenvolver frutos especialmente saborosos. É claro que também as plantas nativas do Mediterrâneo, como por exemplo os citrinos e os loendros, se sentem à vontade com temperaturas quentes.

Plantas saudáveis resistem melhor à seca

Nutrientes é a palavra mágica no que diz respeito a proteger as plantas da seca e do calor. O problema é que muita gente começa com frequência tarde demais com a fertilização ou não chega sequer a tratar disso. Na nossa gama de produtos pode encontrar grânulos especiais de fertilizante com lã de ovelha que podem armazenar muita água - isso melhora a formação de húmus e o fornecimento de nutrientes e água às plantas em períodos de seca. Outra dica boa para ajudar as suas plantas a sobreviver melhor aos dias quentes consiste na aplicação de uma camada de restos de plantas secas no solo. Uma camada de relva cortada seca, folhas secas ou restos da colheita reduz a evaporação e protege o solo contra o sobreaquecimento.

compo image

Assim, o seu relvado vai manter-se verde mesmo em períodos de seca

Normalmente é a relva que sofre mais com os períodos de seca. Sabia que a casca das sementes fornecidas nalgumas das nossas misturas de sementes de relva consegue armazenar água? É natural que precisam também de ser regadas adequadamente para uma boa germinação (pelo menos uma vez por dia generosamente). Mas assim aumentam as probabilidades das sementes germinarem e a relva crescer, mesmo com tempo pouco favorável. Pode ainda preparar a relva melhor para eventuais esforços de verão ao providenciar-lhe a fertilização adequada. Opte por comprar fertilizantes ricos em potássio, pois este fortalece as paredes celulares e melhora a capacidade de armazenamento de água das plantas. A relva torna-se assim mais resistente à seca no verão. É melhor evitar o corte e a fertilização na altura do tempo mais quente. A relva deve ter pelo menos uma altura de 4,5-5 centímetros para criar mais sombra no solo e evitar que o relvado seque demasiado depressa. 

compo image

Regra número um para períodos de calor: regar de forma inteligente

É fundamental regar de manhã, sobretudo na presença de calor extremo. Assim, a terra absorve mais depressa a água, pois ainda está um pouco húmida da noite e a planta acaba por receber a água mais facilmente. Se regasse à hora do almoço, as folhas poderiam queimar-se com o calor e, ao regar ao fim do dia, é possível que a terra permaneça molhada durante a noite, aumentando o risco do aparecimento de doenças causadas por fungos. É melhor regar uma vez generosamente do que várias vezes apenas ligeiramente. As plantas só podem desenvolver raízes profundas e utilizar reservas de água, se toda a terra ficar regularmente húmida. Uma vez que terra húmida absorve melhor a água, aconselhamos a regar primeiro apenas um pouco e depois regar generosamente passados dez a quinze minutos. O melhor é utilizar água da chuva, pois reduz os custos com o consumo de água da rede, alivia o ambiente e ainda por cima é bom para as suas plantas, visto que a água é macia e tem a temperatura certa.

Prepare-se para o verão

O nossos produtos para períodos de calor

Partilhar