Características
Necessita
Período de floração
Características
Correct planting
Plantação de margaridas
A margarida silvestre do campo (Leucanthemum vulgare), que com as suas bonitas flores brancas evoca as grandes margaridas, está altamente propagada por toda a Europa. A robusta flor silvestre adapta-se perfeitamente em casa, em campos pobres e isentos de nitrogénio, ao longo de estradas ou em florestas secas e dispersas. Devido a esta preferência de localização, também é conhecida como a margarida do campo pobre. Se está a procurar um lugar adequado no jardim, uma boa opção é uma localização protegida, exposta ao sol ou parcialmente coberta por sombra com um solo de baixo teor de nitrogénio. Se o solo for demasiado rico em nutrientes, é possível diminuir um pouco o seu teor adicionando um pouco de areia ou cascalho. Esta medida também previne o encharcamento. Em geral, a margarida do campo não é muito exigente, pelo que prospera bem em diferentes solos.
O momento ideal para plantar margaridas é em maio, quando já não existe perigo de geadas tardias. Devido ao seu vigor, o melhor é planear uma distância de plantação generosa de cerca de 30 centímetros para cada margarida. Além disso, as variedades mais exigentes podem precisar de um punhado de húmus ou uma pequena porção de fertilizante orgânico de alta qualidade, a longo prazo. Depois de plantar, pressione bem a planta para que tenha um melhor contacto com o solo e regue-a adequadamente para que seja mais fácil enraizá-la. Para as variedades de margaridas que medem mais de meio metro, é útil recorrer a um suporte para evitar que torçam.
Qualquer pessoa que tenha recolhido ou comprado sementes de margarida do campo pode, dependendo do clima, semeá-las no jardim a partir do final de abril. Depois da sementeira, as sementes são revestidas por uma camada fina de terra e regadas adequadamente para que o solo fique bem húmido. Dado que as sementes requerem humidade contínua para germinar, o chão deve ser mantido constantemente húmido. Apenas quando aparecem as plântulas é que é permitido que o solo entre estas seque ligeiramente.
As margaridas do campo florescem de junho a setembro, dependendo do clima. Durante este período, as flores brancas radiantes com um centro amarelo sol são motivo de encanto. As coloridas flores não criam apenas uma espetacular vista no leito do jardim, como também servem como fonte de alimento para alguns insetos benéficos: a margarida do campo é uma paragem popular para muitos escaravelhos, borboletas, moscas e várias espécies de abelhas silvestres.
Um parente de aspeto semelhante da margarida do campo (Leucanthemum vulgare) é a margarida do campo grossa (Leucanthemum ircutianum), que também é uma conhecida representante do género das margaridas (Leucanthemum). Juntamente com a margarida do campo, compõem um grupo de espécies também designadas de "margaridas do campo". No entanto, em contraste com a margarida do campo pobre, a margarida do campo grossa pode crescer um pouco mais e prefere um solo mais fresco do que húmido. Independentemente das preferências de localização ligeiramente diferentes, ambas as espécies são fáceis de cuidar e pouco exigentes. Além disso, com as suas espetaculares flores em branco-amarelo, garantem um bom humor nos campos e canteiros de flores.
Para além das margaridas silvestres do campo, existe também a margarida de jardim (Leucanthemum maximum), que está intimamente relacionada com a margarida do campo. A margarida de jardim, que também é conhecida como margarida de verão, não é apenas uma flor maravilhosa para o leito do jardim, como é também ideal para plantar num vaso. Na generalidade, floresce mais profusamente e em cores mais diversas do que a margarida silvestre do campo. Além disso, não se reproduz através de sementes, mas sim por divisão e estacas.
As margaridas do campo e as margaridas de jardim podem combinar-se bem com outras plantas nativas como acianos, papoilas ou mil-folhas.
Correct care
Cuidar das margaridas do campo
As margaridas do campo são plantas relativamente sedentas. Portanto, é aconselhável realizar controlos periódicos durante as calorosas semanas do verão. É melhor regar de manhã cedo ou ao final da tarde quando o sol já não é tão forte. Também é recomendável verter a água diretamente no solo e não sobre as folhas ou flores. Caso contrário, as gotas de água poderiam refletir a luz do sol no verão e provocar queimaduras nas folhas.
Além disso, é fundamental evitar o encharcamento. Se as margaridas vão estar num vaso, os orifícios de drenagem são essenciais para que o excesso de chuva ou água de rega possa escorrer.
As margaridas silvestres do campo são, como o seu nome indica, bastante silvestres e preferem solos pobres em nutrientes. Portanto, é suficiente uma dose de adubo ou uma porção de fertilizante de longa duração no início da primavera. Caso se tenha esquecido de aplicar fertilizantes a longo prazo no solo, também pode proporcionar os nutrientes necessários com uma pequena porção de fertilizante líquido na água de rega. Porque embora as margaridas do campo prefiram solos baixos em nitrogénio, também precisam de alguns nutrientes para crescer e florescer.
A poda regular, durante a qual os elementos descoloridos são eliminados, assegura a formação de novas flores de forma constante e evita a podridão dos rebentos durante os períodos de clima húmido. Além disso, ao eliminar cedo as flores mortas, pode evitar a autossementeira descontrolada no jardim. Se, por outro lado, deseja recolher as sementes e semeá-las por si próprio, na próxima primavera deixe que as margaridas sequem e, em seguida, retire as vagens de sementes castanhas. Depois, sacuda com cuidado as sementes e deixe-as secar sobre papel de jornal durante alguns dias. Posteriormente, pode armazenar as sementes num saco de papel, por exemplo. É importante que as sementes sejam armazenadas num local escuro, fresco e seco para não desenvolverem bolor.
Para além da autossementeira, a margarida do campo também se reproduz na terra. Além disso, pode propagar a planta dividindo-a. Para tal, plante-a no início da primavera, divida o rizoma em duas ou quatro partes aproximadamente iguais e depois volte a plantá-las.
A margarida do campo é extremamente resistente e sobrevive sem problemas aos frios meses de inverno no jardim.
Das könnte Sie auch interessieren
Verschiedene Produkte für Ihren Garten