1. COMPO
  2. Guia
  3. Plantas de A a Z
  4. Plantas de jardim
  5. Buxo

Características

Buxo

compo image
compo image
compo image
compo image

Necessita

Regar:
meio
Luz:
Sol/Meia sombra
Esforço do cuidado:
médio

Período de floração

Características

Planting location:
Canteiros, varanda, terraço, vasos
Altura da planta:
0,3-1 m
Cor da flor:
branco discreto

Correct planting

Plantar o buxo

Local:

O buxo (Buxus) tanto pode ser plantado no jardim como no vaso numa varanda ou num terraço. Este arbusto pertence à família Buxaceae e é originalmente oriundo do sudoeste da Europa, do norte da África e do oeste da Ásia. Este arbusto prefere solos com cascalho e não gosta de muita humidade. Também um solo argiloso com alguma areia e húmus representa um bom substrato para esta planta. O buxo não é exigente em termos de luz solar. Ele pode ser plantado tanto em locais à sombra como ao sol.

Plantar:

Ao ser plantado em vaso, o buxo dispõe apenas de um espaço limitado para as raízes. Assim, para que possa desenvolver-se de forma saudável, deve mudar o buxo a cada 2 ou 3 anos para um vaso maior com substrato fresco especialmente formulado para o buxo. A altura ideal para isso é a primavera.

Correct care

Cuidar do buxo

Rega:

O substrato das plantas de vaso seca rapidamente, sobretudo no verão. Para manter a terra húmida, recomenda-se a rega diária em dias secos e quentes. Isso é especialmente importante durante a fase de crescimento. Tome precauções para evitar que a planta fique encharcada. Uma vez que esta planta não perde as folhas no inverno, pode ser necessário regá-la também no inverno, se houver períodos de seca e temperaturas amenas.

Fertilização:

Para apoiar o desenvolvimento de rebentos saudáveis e bem verdes, deve fertilizar regularmente o substrato do buxo entre meados de março e fim de agosto. Se estiver plantado num vaso, a opção ideal é um fertilizante líquido especial. Este é acrescentado uma ou duas vezes por semana à água para regar. Se estiver plantado no jardim, recomendamos a utilização de um fertilizante de longa duração. Com apenas uma aplicação fica assegurado o fornecimento adequado de nutrientes durante os 6 meses seguintes.

Poda:

Ao fazer a poda do buxo, este irá crescer de forma mais equilibrada e forte. Além disso, é possível dar-lhe assim uma forma personalizada ou mesmo artística. Se pretende que o buxo tenha uma determinada forma, deve começar a podar já a planta jovem. A maneira mais fácil de realizar a poda é com a ajuda de um molde. Para esse efeito, construa um molde com a forma pretendida a partir de arame e barras. Enfie este molde no vaso ou por cima da planta. Agora, só precisa de cortar todos os rebentos que saiam para fora do molde.

Medidas no inverno:

O buxo resiste ao inverno ao ar livre sem precisar de proteção adicional, mas deve ser protegido de um excesso de sol. Se a terra estiver seca, regue com água morna em dias em que não haja geada.

A nossa dica

Recomenda-se em geral uma poda mais intensiva nas plantas jovens. Assim, os rebentos criam mais ramificações, o que favorece o crescimento denso que se pretende. As alturas ideais para realizar os cortes são no fim de maio e em agosto, com céu nublado.

Partilhar