1. COMPO
  2. Guia
  3. Plantas de A a Z
  4. Plantas de jardim
  5. Cardo

Características

Cardo

compo image
Edeldistel
compo image
Kugeldistel
compo image
Wegdistel

Necessita

Regar:
pouco
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
baixo

Período de floração

Características

Planting location:
Canteiros, jardins de pedras
Altura da planta:
até 120 cm
Cor da flor:
Azul, prata, violeta, amarelo

Correct planting

Plantar cardos

Local:

O cardo é uma escolha cada vez mais popular para canteiros ou jardins de pedras. E isso com uma boa razão: estas plantas robustas e fáceis de cuidar sobrevivem com facilidade ao verão cada vez mais seco e quente. Mesmo um local diretamente ao sol não representa um problema para esta planta perene. O solo do seu jardim é pobre em nutrientes? Perfeito, pois isso é o solo ideal para os cardos. Por norma, esta planta cresce especialmente bem em solos arenosos, com pedras e permeáveis. Os cardos decorativos precisam além disso de solo calcário.

Plantar:

Os cardos existem como plantas perenes, como por exemplo o cardo de globo ou cardo decorativo, que voltam a rebentar todos os anos e são plantados no jardim na primavera ou no outono. Mas também há variedades de cardos bienais. A altura ideal para semear essas variedades é o verão. Importante: aquando da compra, tenha em atenção as diferentes alturas que os cardos podem atingir. As carlinas, uma variedade de cardo sem caule, são perfeitas para canteiros da frente; os cardos de globo ou decorativos causam a melhor impressão quando plantados mais para trás, longe dos caminhos. Plante as variedades mais altas a uma distância de 50 cm entre cada planta.

A nossa dica:

Os cardos não ficam apenas muito bem nos canteiros, as suas flores secas são também perfeitas para efeitos decorativos ou serem incluídas em arranjos de flores. Para esse efeito, corte os caules com flores quando estas ainda não tiverem desabrochado e pendure-os de cabeça para baixo para secar.  

Correct care

Cuidar de cardos

Rega:

Estas plantas são especialistas em lidar com períodos de seca e como tal, apenas precisam de muito pouca água. Assim, só recomendamos a rega diária nas primeiras quatro semanas após a plantação. Mais tarde, e com condições meteorológicas normais, será mais do que suficiente regá-las  uma vez por semana no verão. Em dias de calor extremo, o cardo pode muito bem deixar as folhas meio penduradas para baixo - nessa altura recomendamos uma rega um pouco mais frequente.

Fertilização:

Não gosta de fazer fertilizações regulares? Então agora vai ficar contente! o cardo só precisa de uma única fertilização na primavera. Utilize um fertilizante suave e orgânico, composto por azoto, fósforo e potássio.

Medidas no inverno:

A maioria dos cardos é resistente ao inverno e não necessita de proteção adicional contra o frio. É no entanto recomendável proteger o solo na zona das raízes com ramos de abetos ou outro material no primeiro inverno ou a temperaturas abaixo dos -10°C.

Poda:

Muitas variedades de cardos propagam-se a si próprias facilmente pelas suas sementes. Para que não tenha de arrancar à mão os rebentos jovens em excesso do canteiro na primavera, recomendamos-lhe cortar as suas flores - muito apreciadas por abelhas e abelhões - quando murcham. Isso vai ainda estimular a planta a formar novas flores. Aconselhamos a poda dos cardos na primavera até perto do nível do solo, pouco antes de rebentarem.  

Partilhar