Características
Necessita
Período de floração
Características
Correct planting
Plantar bocas-de-leão
As bocas-de-leão precisam de um local com sol pleno para desenvolver uma floração rica. As plantas também toleram bem locais amenos com sombra parcial, mas nesse caso há que ter em conta que as flores serão menos exuberantes. A boca-de-leão possui geralmente caules muito compridos. Aconselhamos por isso a escolha de um local protegido do vento ou apoiar as plantas com suportes de trepar. No que diz respeito à qualidade do solo, a boca-de-leão não é particularmente exigente. Esta planta aceita praticamente todo o tipo de terra de jardim, desde que seja rica em nutrientes e húmus e sobretudo permeável.
O ideal é cultivar as bocas-de-leão num parapeito de janela em sementeiras. Visto que as plantas jovens são muito sensíveis ao frio, não devem ser plantadas no jardim antes de meados de maio, conforme o clima.
Os buracos de plantação devem ser feitos a uma distância de 20 a 40 cm entre cada um e devem ter justamente a profundidade suficiente para o torrão da planta ficar coberto de terra. Apertar apenas ligeiramente a terra por cima disso com as mãos.
No verão, é possível abrir as "bocas" das flores com dois dedos e uma ligeira pressão - isso certamente vai impressionar não apenas os mais jovens jardineiros.
Corte alguns centímetros da ponta dos rebentos das plantas jovens e limpe regularmente rebentos indesejáveis - assim irá favorecer a formação das flores.
Correct care
Cuidar de bocas-de-leão
A boca-de-leão não exige muitos cuidados e só precisa de ser regada com tempo seco e quente. Se a terra ficar muito seca no verão, regue a planta com água da chuva (macia e não demasiado fria). Mas cuidado: evite a todo o custo que a planta fique encharcada!
Para favorecer uma floração exuberante, recomenda-se para as bocas-de-leão a fertilização regular. Quando plantada no vaso, a boca-de-leão agradece o fornecimento de nutrientes na forma de fertilizante líquido especialmente formulado para flores. Para a plantação no jardim recomendamos os fertilizantes de longa duração.
Se pretender que as suas bocas-de-leão fiquem ao ar livre durante o inverno, deverá interromper a fertilização a partir de setembro.
Uma vez que a boca-de-leão é uma planta muito robusta, resiste por norma bastante bem ao inverno, mesmo nas regiões mais frias. A sua resistência depende no entanto da variedade da planta.
Assim, a boca-de-leão "verdadeira" resiste melhor ao inverno e precisa apenas de uma camada de proteção contra o frio feita em folhagem ou palha. Outras variedades são criadas sobretudo para favorecer um crescimento rápido e uma floração exuberante, pelo que na maior parte das vezes duram apenas um ano.
Gostaria de passar mais tempo no seu jardim?