1. COMPO
  2. Guia
  3. Plantas de A a Z
  4. Plantas para vasos e varandas
  5. Dálias

Características

Dálias

compo image
compo image
compo image
compo image
compo image

Necessita

Regar:
muito
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
alto

Período de floração

Características

Planting location:
Canteiros, varanda, terraço, vasos
Altura da planta:
20-100 cm
Cor da flor:
Branco, amarelo, cor-de-rosa, violeta, vermelho

Correct planting

Plantar dálias

Local:

Estas belas flores são oriundas da América Central e pertencem à família das compostas (Asteraceae). As dálias preferem um local ensolarado com substrato permeável e rico em nutrientes, não importa se é num canteiro ou num vaso.

Plantar:

As dálias são muito sensíveis à geada. Para evitar que o bolbo da planta possa sofrer com a geada, recomenda-se que seja plantado apenas a partir de inícios de maio a uma profundidade de aprox. 10 cm na terra. Pode também começar por criar as dálias dentro de casa a partir de março/abril. As plantas jovens serão então plantadas em campo aberto a partir de finais de maio.

A nossa dica

As dálias deixam uma impressão mágica quando plantadas em grupos mais pequenos ou maiores. Atenção à distância entre plantas: 30 a 40 cm são suficientes para as variedades mais pequenas, mas as maiores precisam de 70 a 100 cm de espaço livre entre elas para se poderem desenvolver de forma saudável.

Correct care

Cuidar de dálias

Rega:

As dálias são um pouco mais exigentes a nível de cuidados em comparação com outras plantas, mas retribuam isso com uma floração particularmente longa. Esta planta precisa de muita água no verão e tem de ser devidamente regada. No vaso, recomendamos que regue a planta por baixo e preferivelmente com frequência em vez de muita água, pois as dálias não toleram ficar encharcadas.

Fertilização:

As dálias precisam de nutrientes suficientes para poderem desenvolver toda a sua floração esplêndida. O ideal é incluir logo uma dose de fertilizante na terra na altura de plantar. Recomendamos um adubo universal ou para plantas perenes. Se utilizar um fertilizante de longa duração, consegue garantir que a planta tenha nutrientes suficientes durante toda a estação.

Poda:

Para além da rega adequada, é ainda preciso podar as dálias no verão, para se desenvolverem da melhor maneira. As flores secas deverão ser removidas quanto antes, para que possam desenvolver-se novos botões de flores. Quanto mais regularmente for feito este corte, mais tempo irá durar a floração e mais abundante será.

Medidas no inverno

Corte as dálias de forma a deixar aprox. 5 a 6 cm e retire depois o bolbo cuidadosamente da terra. Este procedimento não deverá ser feito demasiado cedo, para que o bolbo tenha tempo para armazenar nutrientes suficientes para o inverno. O melhor é empilhar os bolbos numa caixa com areia e armazenar esta num local fresco, seco e livre de geadas. Verifique durante os meses do inverno regularmente os bolbos. Se encontrar partes podres, retire-as com uma faca.

Partilhar