Tem uma macieira que dá maçãs bem pequenas que ainda por cima não têm nenhum sabor particularmente bom? Com recurso a uma ou mesmo várias outras variedades de maçãs, pode ajudar a sua árvore a conseguir dar uma colheita mais abundante e sobretudo mais saborosa, sem ter que esperar vários anos até que uma árvore jovem acabada de plantar comece a dar frutos. Mas como se faz isso? Muito simples: por enxertia. A enxertia é uma técnica utilizada há séculos e que, com um pouco de prática, pode ser aplicada por qualquer pessoa com êxito. Vamos explicar-lhe aqui como pode enxertar pelo método da garfagem uma árvore com um ramo de outra árvore de fruto.
Precisa para este tipo de enxertia um enxerto (ou garfo) da variedade que pretende propagar, ou seja, um ramo com espessura aproximada de um lápis e comprimento de alguns centímetros. Este ramo deve ter um ano de idade e idealmente possuir quatro olhos (botões). O porta-enxertos (ou cavalo, em linguagem técnica), isto é, a árvore na qual o enxerto irá crescer, pode ser uma árvore com um tronco de cerca de quatro centímetros de diâmetro. É importante que ambas as plantas sejam da mesma espécie. A regra é: quanto mais próximo for o parentesco das duas plantas, maior é a probabilidade da enxertia resultar. Para obter o garfo, recomenda-se cortar o ramo durante o repouso de inverno, ou seja, janeiro ou fevereiro. A enxertia em si pode ser feita nessa altura ou um pouco mais tarde, na primavera.
Passo a passo
1
Lave muito bem as mãos antes de fazer a enxertia, para evitar trazer bactérias para o corte da árvore. Corte o porta-enxertos com uma faca afiada e esterilizada à altura pretendida e recorte depois nesse local uma cunha de 3 a 4 cm de comprimento, a chamada fenda.
2
Faça agora um corte direito e inclinado na parte inferior do garfo (enxerto) e insira-o então na fenda do cavalo (porta-enxertos). Tenha o cuidado de assegurar-se de que a cunha do garfo se ajusta perfeitamente à fenda do cavalo e que as duas plantas estão totalmente ligadas uma à outra. Enrole agora fio de ráfia de forma bem apertada à volta para estabilizar o enxerto.
3
É importante cobrir a zona do enxerto generosamente com massa para enxertos (uma cera especial) para manter afastadas bactérias, fungos e doenças da ferida aberta. Só na próxima primavera é que fica a saber se o enxerto resultou: se os botões do garfo começarem a rebentar, fez tudo como deve ser. Até ao verão, já se poderá mesmo formar uma pequena copa.
Mais sobre o tema frutas e legumes da própria horta