Características
Necessita
Período de colheita
Características
Correct planting
Plantar abóboras
A abóbora faz parte do outono, seja para fins decorativos, seja para consumo. Devido à sua origem subtropical, a abóbora prefere locais quentes e ensolarados com humidade suficiente. Uma vez que estas plantas com as suas folhas e frutos grandes têm uma elevada necessidade de nutrientes, elas precisam de solo rico em nutrientes e húmus. Uma boa escolha para este efeito são canteiros elevados ou com composto. O local ideal é ao pé de uma pilha de compostagem, onde o solo fica húmido devido à água escoada da compostagem. Além disso, é preciso ter em consideração que a abóbora gosta muito de criar ramificações extensas junto ao chão. Quem não tiver espaço suficiente, pode no entanto deixar estas plantas também trepar uma cerca, por exemplo.
A abóbora é sensível ao frio e por isso só deve ser semeada em campo aberto quando já não se esperam geadas. Recomendamos no entanto cultivá-la primeiro numa estufa ou no parapeito interior de uma janela de casa, a partir de abril. Introduza para esse efeito as pevides verticalmente e a uma profundidade de 2 cm em pequenos vasos com substrato de plantio ou substrato para ervas aromáticas.
Esta fase de cultivo prévio não deve estender-se a mais de 3 a 4 semanas. Assim que as plantas de abóbora tiverem três folhas definitivas, poderão ser plantadas a partir de maio no jardim, com uma distância de 100 cm entre plantas. A partir daí é preciso ficar atento ao eventual aparecimento de caracóis a deliciarem-se com as folhas.
A abóbora é uma planta anual. Existem variedades que permitem utilizar as pevides obtidas a partir das abóboras para as semear no ano seguinte. As pevides devem ser tiradas da polpa das abóboras e deixadas a secar.
Correct care
Cuidar de abóboras
As plantas devem ser bem regadas, sobretudo logo a seguir ao plantio. Tendo em conta que é preciso muita humidade para as folhas e frutos grandes destas plantas, aconselhamos regá-las a cada 2 ou 3 dias, em períodos de seca, e até diariamente no verão, quando há tempo quente. Em suma, há que assegurar uma humidade constante do solo, mas evitando que as plantas fiquem encharcadas.
Para uma colheita rica, é importante que o solo contenha muitos nutrientes. Assim, a escolha do fertilizante certo assume grande importância. Um fertilizante natural à base de guano é ideal para abóboras, pois melhora a formação de húmus e torna o solo mais fértil. Um fertilizante mineral ajuda especialmente as plantas jovens a crescerem mais rapidamente. O resultado são plantas de crescimento mais rápido e abóboras maiores. Outra prática comprovada consiste em enriquecer a terra com composto.
Assim que houver as primeiras abóboras maiores, pode colocar pequenas barras de madeira ou palha por baixo destas para evitar que possam começar a apodrecer e para as manter mais limpas.
Os caules das abóboras começam a ficar castanhos e secos a partir do final do verão. As abóboras podem ser colhidas assim que soarem ocas ao bater nelas e utilizadas para fins decorativos ou culinários, se for uma variedade para consumo. Visto que as plantas são sensíveis ao frio, deve concluir a colheita antes das primeiras geadas.
Para poder armazenar as abóboras com sucesso, é preciso que a casca não esteja danificada e que eventuais restos de terra tenham sido limpos. As abóboras também não devem ser empilhadas. Conforme a variedade, o prazo de validade das abóboras é de 2 a 7 meses. Para armazenar abóboras é preciso um local fresco, seco, com pouca luz e protegido de roedores.
Frutas e legumes: cultivo na própria horta
Produtos adequados para o cultivo da abóbora