compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Inspiração
  4. Da horta para a mesa
  5. Aposte na maçã para um inverno rico em fruta

Receitas deliciosas com maçãs

Seja Royal Gala, Boskoop ou Jonagold - as maçãs da própria horta são simplesmente as mais deliciosas! Se tem uma horta com macieiras, é muito provável que sobretudo no inverno tenha uma boa quantidade de maçãs armazenadas na cave e prontas para serem consumidas. Encontra aqui quatro receitas deliciosas em torno do tema processamento de maçãs e dicas relativamente às variedades mais indicadas.

compo image

A nossa receita de um smoothie de maçã para o inverno

Para que possa começar as manhãs frias de inverno da melhor maneira, vamos em primeiro lugar apresentar uma sugestão para um pequeno almoço aconchegante e recheado de vitaminas. Enquanto os smoothies de verão cheios de cor prometem ser aquele refresco especial para começar bem o dia, os smoothies de inverno costumam ser quentinhos e à base de vários tipos de chá e especiarias deliciosas. 

A base do nosso smoothie de maçã pode ser assegurada por 200 ml de chá Chai ou então leite de vaca ou leite vegetal (arroz ou amêndoa) morninho. Pode juntar os demais ingredientes no mesmo recipiente para os poder triturar. Vai precisar de uma maçã sem caroço e cortada em pedaços, canela e mel a gosto, bem como um pouco de gengibre para um efeito aconchegante mais prolongado. Se quiser, pode ainda deitar passas, amêndoas laminadas ou um pouco de maçapão no copo do liquidificador. Assim que estiver tudo misturado e triturado, junte o líquido quentinho e volte a misturar tudo na posição mais lenta do liquidificador.

compo image

A nossa receita de puré de maçã

Preparação
ao contrário da compota de maçã, o puré de maçã poderá ser preparado sem a adição de quaisquer adoçantes ou açúcar. Para obter um puré de maçã de consistência suave, as maçãs mais indicadas são as variedades de cozer, como por exemplo a maçã Reineta, que desenvolvem um aroma especialmente docinho ao serem aquecidas. Enquanto que um puré feito com Braeburn, Cox Orange ou Berlepsch ficará com um tom alaranjado, o resultado com variedades de maçã como Golden Delicious ou Boskoop será mais amarelo dourado. Recomendamos que não descasque as maçãs antes de as cozer, pois por um lado a casca contém a maioria das vitaminas e por outro lado as pectinas contidas por baixo da casca tem um efeito gelificante muito útil.

Corte as maçãs em quartos e retire-lhes os caroços e os caules. De seguida, deite os pedaços de maçã num tacho grande com água e um pouco de sumo de limão. Para uma quantidade inicial de aprox. 2 kg de maçãs recomendamos a adição de 200 ml de água e o sumo de 1 a 2 limões. Para conseguir o típico aroma do inverno, pode adicionar um pau de canela ou uma vagem de baunilha antes de levar as maçãs ao lume. Os pedaços de maçã são agora cozidos em lume brando com a tampa do tacho colocada, até que seja possível esmagá-los facilmente com um garfo (ca. 20 a 30 minutos). 

Assim que as maçãs estiverem prontas, retire em primeiro lugar eventuais vagens de baunilha ou paus de canela do tacho e de seguida passe os pedaços de maçã com a varinha mágica até obter puré fino. Neste estado, o puré de maçã pode ser conservado no frigorífico durante mais ou menos uma semana.

Aumentar o prazo de validade

Se quiser armazenar o puré de maçã durante mais tempo, pode optar por conservá-lo em frascos. O sucesso da conserva depende sobretudo de uma esterilização cuidada dos frascos. Ao ferver os frascos em água numa panela grande, irá conseguir esterilizá-los para garantir que o puré possa ser conservado mais tempo. Além disso, na altura de verter o puré de maçã quente nos frascos, estes estarão já quentes, o que reduz a probabilidade do vidro rachar com o calor. Se utilizar frascos comuns de compota com tampa de enroscar, deverá deixar repousar os frascos enchidos e devidamente fechados virados de pernas para o ar até o conteúdo arrefecer completamente. Desta forma serão também eliminados eventuais germes ainda presentes na tampa. O puré de maçã conservado assim em vácuo e livre de germes deverá agora alcançar um prazo de validade de praticamente um ano. Claro que pode conseguir aumentar o prazo de validade do puré de maçã ainda mais, se utilizar frascos especiais de tampa hermética.

compo image

Maçãs da própria horta

É claro que os resultados mais deliciosos são conseguidos ao utilizar maçãs da própria horta nestas receitas. Aqui encontra tudo o que precisa de saber sobre como ter e cuidar de uma macieira no seu quintal.

saber mais
compo image

A nossa receita de maçã assada

A maçã assada é um clássico entre as receitas com maçãs para o inverno e aqui não há limites para a sua criatividade. Para que a maçã mantenha a sua forma e aroma durante a preparação, recomendamos também aqui que dê preferência às variedades de cozer. Na Alemanha, a maçã Boskoop é a variedade mais usada, enquanto que em Portugal a tradição é usar a maçã Reineta. Em alternativa há outras variedades que pode usar, tais como Cox Orange, Berlepsch, Elstar ou Jonagold.

Para retirar facilmente o núcleo da maçã, recomenda-se vivamente a utilização de um descaroçador de maçãs para preservar a forma exterior da fruta. Para que possa inserir recheio suficiente, é com frequência aconselhável repetir a operação com o descaroçador mais uma ou duas vezes com algum deslocamento, por forma a abrir um buraco maior no centro da maçã. No que diz respeito ao recheio, é unicamente o seu gosto que dita o tom. Um ponto de partida muito popular é avelã ou amêndoa laminada, mas é claro que também pode experimentar outras variedades de frutos secos. Para a parte frutada poderá recorrer às passas ou sultanas, sendo as últimas preferíveis devido ao seu tamanho mais reduzido que facilita a obtenção de um recheio de consistência uniforme. Pode utilizar mel, xarope ou compota de damasco para colar o recheio.

Para dar um toque de aroma do inverno às suas maçãs assadas, pode juntar canela, cardamomo ou cravinho a gosto ao recheio finalizado. Recomendamos no entanto algum cuidado com a dosagem das especiarias, sobretudo do cravinho e do cardamomo, uma vez que têm um sabor muito intenso. Umas gotas de licor ou rum no recheio dão também um gosto muito bom. Para uma consistência ainda mais suculenta, pode também juntar pequenos pedaços de nougat ou maçapão ao recheio da maçã.

Por fim, coloque as maçãs recheadas num tabuleiro de ir ao forno, polvilhe-as com flocos de manteiga e leve-as ao forno durante aprox. 25 minutos a 200°C. O tempo de cozedura no forno pode variar bastante conforme o tamanho das maçãs, mas é possível guiar-se pela regra geral de que as maçãs estarão prontas quando se consegue facilmente espetar-lhes um garfo.

compo image

A nossa receita de chutney

Maçã picante por cima da fatia de queijo? Isso torna-se possível com o delicioso chutney de maçã. Esta receita começa também com a parte do descascar e descaroçar das maçãs e a seguir os gomos de maçã são cortados em pequenos cubos. De seguida, pique finamente 250 g de cebola e dois dentes de alho e deite tudo juntamente com os cubos de maçã num tacho. Se quiser, pode ainda juntar um pouco de gengibre ou piri-piri. Deite agora 250 ml de vinagre de vinho tinto e 350 g de açúcar mascavado por cima. Para conseguir um chutney com o típico aroma do inverno, recomendamos a nível de especiarias uma mistura de canela, cravinho, noz-moscada e anis, mas também a combinação de sementes de mostarda, folhas de louro e tomilho dá óptimos resultados. Se quiser dar uma nota exótica e frutada ao chutney, pode acrescentar passas. Nesse caso deve no entanto adicioná-las apenas a 15 minutos do fim do tempo de cozedura para não ficarem totalmente desfeitas. O chutney devidamente temperado é agora reduzido em lume brando e com tampa colocada durante cerca de uma hora. Deverá mexer o chutney regularmente.

Tal como foi explicado na receita do puré de maçã, assim que o chutney estiver pronto, aconselhamos que o deite ainda bem quente diretamente em frascos esterilizados.

Partilhar