Morangos, framboesas, cerejas e por fim os mirtilos - estamos na doce altura da colheita das bagas e é natural que queira aproveitá-las da melhor forma. Encontra aqui uma receita para usar os seus mirtilos - um bolo de mirtilos que não leva açúcar nenhum.
Bolo de mirtilos sem açúcar
Para a massa
Para a cobertura
Bolo de mirtilos sem açúcar
Comece por esmagar muito bem as bananas com um garfo e misture-as depois numa tigela com o xarope de bordo, o óleo de colza, os ovos, o leite e o aroma de baunilha. Misture agora numa outra tigela os ingredientes secos e junte-os depois à massa de banana. Junte depois com cuidado os mirtilos à massa. Coloque papel vegetal no fundo da forma de fundo amovível e unte os lados muito bem com manteiga ou margarina. Deite agora a massa na forma e alise-a.
Para fazer a cobertura, misture numa tigela os flocos de aveia com o xarope de bordo e o óleo de colza até obter uma massa pegajosa. Espalhe a cobertura por cima da massa e distribua os restantes mirtilos de forma decorativa por cima. Leve o bolo ao forno em cima de uma grelha na posição inferior a 200 graus (calor em cima e em baixo) durante aprox. 40 minutos. Visto que os flocos de aveia com o xarope de bordo ficam caramelizados devido ao calor do forno, é possível que se tornem dourados passado algum tempo. Isso não afeta o sabor de forma negativa.
Quando o bolo estiver pronto, recomenda-se resistir um pouco à vontade de provar o bolo ainda morninho. À semelhança de outros bolos baseados na doçura da fruta, também este bolo de mirtilos só terá desenvolvido o seu aroma pleno no dia seguinte ao dia de confecção. O bolo só se torna bem húmido e frutado no sabor, quando a humidade das bananas e dos mirtilos tiver tido oportunidade de penetrar nos restantes ingredientes. Recomenda-se por isso deixar o bolo repousar um dia depois da cozedura, para esse efeito poderá cobri-lo com filme transparente, mas sem o fechar de forma apertada.
Pode também gostar destes temas